32 vias de sabedoria

32 vias de sabedoria – Os livros sagrados indicam que há 32 vias para adquirir a sabedoria: os 22 caminhos mais as 10 esferas.

“É com trinta e duas vias de sabedoria, vias admiráveis e ocultas que IOAH, Deus de Israel, Deus Vivo e Rei dos séculos, Deus de Misericórdia e de Graça, Deus Sublime e tão Exaltado, Deus vivendo na Eternidade, Deus santo, grava seu nome por três numerações: Sepher, Sephar e Sipur, isto é, o Número, o que enumera e o Numerado, contido nas Dez Sefirotes, isto é, dez propriedades, com exceção do inefável, e vinte e duas letras.”
Sepher Yetzirah

32 vias de sabedoria

32 vias de sabedoria

A Árvore da Vida é um diagrama do universo, composta de esferas ligadas entre si mais os caminhos simbolizados pelas 22 letras do sagrado alfabeto hebraico.

Estas esferas são as portas que nos abrem às grandes forças do universo e que nos colocam em ressonância com as energias da Criação, à origem da vida sobre a terra.

Este diagrama é dividido em duas fases.

A primeira é (descendente) a descida da consciência do mundo das emanações (Kether) à encarnação (Malkut) .

A segunda é ascendente, é a volta da consciencia em direção ao mundo das emanações, enriquecida de sua experiencia terrena.

  • 1 – Kether: unidade total, princípio criador/Netuno: a vontade.
  • 2 – Hochmach: força criadora/Urano: a providencia (amor-sabedoria).
  • 3 – Binah: concretização das energias de Hochmach/Saturno: a fatalidade/inevitabilidade – a lei engendrando a dualidade de bem/mal (obediencia/desobediencia), a origem de um plano inferior ao divino: Criação.

O primeiro triângulo é criado, é o mundo das emanações de onde partem os tres pilares da Árvore da Vida para sustentar as seis esferas seguintes:

  • – um, esquerdo ou pilar de Rigor, vem de Kether para se juntar a Malkut
    (Terra) através de Binah;
  • – o outro, à direita ou o pilar da Misericórdia, parte de Kether para se juntar Malkut (Terra), passando por Hochmach;
  • – o terceiro pilar, central ou pilar do Equilíbrio, parte de Kether para se juntar
    Malkut (Terra) através de Tipheret (Sol) e Yesod (Lua).

Surge o primeiro par:

  • 4 – Hesed (Chesed)/Júpiter: A liberdade e a Graça no Pilar da Misericórdia, enfrentando/polarizando
  • 5 – Geburah/Marte: o poder no restabelecimento da justiça, no pilar do rigor.

Essas esferas estão conectadas à primeira esfera central.

6 – Tipheret / Sol: equilíbrio entre os dois pilares, a Consciência no
Homem.

Surgem então o segundo par:

  • 7 – Netzah/Venus: o ideal de beleza no pilar da misericórdia, face à
  • 8 – Hod/Mercurio: a verdade no pilar do Rigor.

Essas esferas estão conectadas à segunda esfera central.

9 – Yesod / Lua: a cristalização da Vontade expressada por Kether.

Yesod concretiza o germe da vida contido em Kether. A lua simboliza o
ritmo, refluxo e fluxo, que regem as fases de fertilidade e fertilização.

10 – Malkuth: o eu físico, o mundo físico, a terceira esfera no
pilar central.

Atribuição de imagem:
Licença Creative Commons
Árvore da Vida – Caminhos, tarô e atribuições de Maria Cristina Saviani está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.astrotrends.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.astrotrends.com.br/conteudo/contato/.

Atribuição do artigo:
Licença Creative Commons
32 vias de sabedoria parte 1 – a Árvore da Vida e as Sefirot de Maria Cristina Saviani está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.astrotrends.com.br/conteudo/2018/01/09/32-vias-de-sabedoria-parte-1-a-arvore-da-vida-e-as-sefirot/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.astrotrends.com.br/conteudo/contato/.




Sobre o autor

Cristinna Saviani

Cristinna Saviani tem sua formação clássica em Farmácia e Bioquímica pela PUCC, com foco em Homeopatia, Fitoterapia e Florais.
Estudante e praticante de Cabala desde a adolescência, iniciou seus estudos de astrologia como autodidata em 1997, posteriormente fazendo vários cursos de formação na área, na qual tem atuado profissionalmente desde o ano de 1999.
Acreditando que a maior qualidade da astrologia é levar o indivíduo ao autoconhecimento e consequente evolução, aprofunda a análise de seus clientes em todos os níveis disponíveis para que se chegue ao cerne das questões que inquietam e atrapalham a vida nos diversos campos da vida.
Natural de Campinas - SP, vive atualmente em Fortaleza, onde atua
na área de publicidade (CEO Staff Publicity), programação web, marketing e astrologia, fazendo análises de tema natal, previsão e mapa anual de fertilidade feminina.

Deixe um comentário