Blog Ebook Cabala

Torá pdf free download

Torá pdf
Escrito por Cristinna Saviani

Torá pdf free download

Torá pdf free download

Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamishá Humshêi Torá, חמשה חומשי תורה – as cinco partes da Torá ou Pentateuco) e que constituem o texto central do judaísmo.

Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto da Divindade com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida.

Inclui também os mandamentos e instruções que segundo o judaísmo tradicional, foram dadas a Moisés para que a entregasse e ensinasse ao povo de Israel.

Chamada também de Lei de Moisés (Torát Moshé, תּוֹרַת־מֹשֶׁה), por vezes o termo “Torá” é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o conjunto da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (ver Talmud) e os ensinamentos rabínicos.

Divisão da Torá

As cinco partes que constituem a Torá são nomeadas de acordo com a primeira palavra de seu texto, e são assim chamadas:

  • בראשית, Bereshit – No princípio conhecido pelo público não-israelita como Gênesis
  • שמות, Shemot – Os nomes ou Êxodo
  • ויקרא, Vayikrah – E chamou ou Levítico
  • במדבר, Bamidbar- No deserto (ermo) ou Números
  • דברים, Devarim – Palavras ou Deuteronômio

Geralmente suas cópias são feitas à mão, em rolos, e dentro de certas regras de composição, usadas para fins litúrgicos, são conhecidas como Sefer Torá, enquanto suas versões impressas, em livros, são conhecidas como Chumash ou Humash.

Torá – A visão judaica

A tradição judaica mais antiga defende que a Torá existe desde antes da criação do mundo e foi usada como um plano mestre do Criador para com o mundo, humanidade e principalmente com o povo israelita.

No entanto, a Torá como conhecemos teria sido entregue por Yahweh a Moisés, quando o povo de Israel, após sair do cativeiro em Egito, peregrinou em direção à terra de Canaã.

As histórias dos patriarcas, aliados ao conjunto de leis culturais, sociais, políticas e religiosas serviram para imprimir sobre o povo um sentido de nação e de separação de outras nações do mundo.

De acordo com a tradição israelita, Moisés é o autor da Torá, e até mesmo a parte que discorre sobre sua morte (Devarim Deuteronômio 32:50-52) teria sido fruto de uma visão antecipada dada por Yahweh.

Torá – Conteúdo

  • Em Bereshit é narrada a criação do mundo e do homem sob o ponto de vista israelita, e segue linearmente até o pacto da Divindade com Abraão.São apresentados os motivos dos sofrimentos do mundo, a constante corrupção do gênero humano e a aliança qua Divindade faz com Abraão e seus filhos, justificados pela sua fé monoteísta, em um mundo que se torna mais idólatra e violento.

    Nos é apresentada a genealogia dos povos do Oriente Médio, e as histórias dos descendentes de Abraão, até o exílio de Yaakov e de seus doze filhos em Egito.

  • Em Shemot mostram-se os fatos ocorridos neste exílio, quando os israelitas tornam-se escravos na terra de Egito, a Divindade se manifesta a um israelita-egípcio, Moisés, e o utiliza como líder para libertação dos israelitas, que pretendem tomar Canaã como a terra prometida aos seus ancestrais.Após eventos miraculosos, os israelitas fogem para o deserto, e recebem a Torá dada por Yahweh.

    Aqui são narrados os primeiros mandamentos para Israel enquanto povo (antes a Bíblia menciona que eram seguidos mandamentos tribais), e mostra as primeiras revoltas do povo israelita contra a liderança de Moisés e as condições da peregrinação.

  • Em Vayikrah são apresentados os aspectos mais básicos do oferecimento dos korbanot, das regras de cashrut e a sistematização do ministério sacerdotal.
  • Em Bamidbar continuam-se as narrações da saga dos israelitas no deserto, as revoltas do povo no deserto e a condenação da Divindade à peregrinação de quarenta anos no deserto.
  • Em Devarim estão compilados os últimos discursos de Moisés antes de sua morte e da entrada na Terra de Israel.

Torá – Meditação semanal dos textos da Torá

A Torá, para os israelitas, ou Pentateuco, para os Cristãos Protestantes e Católicos, constitui-se em apenas cinco livros.

Contudo, a divisão em versículo de São Jerônimo não costumava ser utilizada pelos judeus até meados do século XVII.

Atualmente, as edições impressas da Torá (mesmo em hebraico) comumente utilizam a divisão em versículos para uma maior comodidade entre estudiosos e especialistas.

Para os judeus, a Torá também possui uma divisão semanal, conhecida como parashá, de Bereshit a Devarim, resultando em 54 parashiót, uma para cada semana do ano segundo o calendário judaico.

A primeira delas é Bereshit (No princípio).

Bereshit 1,1-6,8. O que compreende as seguintes subpartes: “A humanidade, ponto alto da criação” (Bereshit 1,1-2,4a); “A humanidade é o centro da criação” (Bereshit 2,4b-25); “A origem do mal” (Bereshit 3,1-?); “O rompimento da fraternidade” (Bereshit ?); “Progresso e violência” (Bereshit ?); “A salvação presente na história” (Bereshit ?); e “O auge da corrupção” (Bereshit ?).

A segunda semana medita-se Noach. Bereshit 6,9-12,1. E assim por diante, até chegar na última parashá, chamada Vezot habrachá (E esta é a benção)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/

Nós da Astrotrends, acreditamos que dar gratuitamente um download  é uma maneira de compartilhar conhecimento e sabedoria. Nós nunca vamos cobrar emails para formação de listas ou dados pessoais em troca dos nossos downloads gratuitos.

Se você gosta de nosso conteúdo, siga nossa rede social e fique por dentro de todos os nossos conteúdos e dicas em primeira mão. Nós estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Google +, Pinterest, Flickr e Youtube.

Para fazer o download gratuito do e-book A Torá pdf, em português ou espanhol basta curtir nosso Facebook clicando no link abaixo e o download será liberado.
[sociallocker id=”3308″]

[/sociallocker]

Sobre o autor

Cristinna Saviani

Cristinna Saviani tem sua formação clássica em Farmácia e Bioquímica pela PUCC, com foco em Homeopatia, Fitoterapia e Florais.
Estudante e praticante de Cabala desde a adolescência, iniciou seus estudos de astrologia como autodidata em 1997, posteriormente fazendo vários cursos de formação na área, na qual tem atuado profissionalmente desde o ano de 1999.
Acreditando que a maior qualidade da astrologia é levar o indivíduo ao autoconhecimento e consequente evolução, aprofunda a análise de seus clientes em todos os níveis disponíveis para que se chegue ao cerne das questões que inquietam e atrapalham a vida nos diversos campos da vida.
Natural de Campinas - SP, vive atualmente em Fortaleza, onde atua
na área de publicidade (CEO Staff Publicity), programação web, marketing e astrologia, fazendo análises de tema natal, previsão e mapa anual de fertilidade feminina.

7 Comments

Deixe um comentário